Nosso Blog

Reconecte-se com a natureza

A humanidade passou mais de 99,9% dos 5 milhões de anos de evolução em contato com a natureza. Porém, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Harvard, atualmente as pessoas passam pelo menos 90% do tempo trancadas no trabalho ou dentro de casa!

Ainda não há nenhum estudo nacional que mostre quanto tempo os brasileiros passam dentro de ambientes fechados. Mas, com poucas opções de áreas verdes nas grandes metrópoles, dá para se ter uma ideia de que nós estamos cada vez mais afastados dos ambientes naturais. E isso, segundo a ciência, é um fator de risco para agravar o estresse, a depressão, a ansiedade e até a obesidade.

Sem dúvidas a urbanização causa efeitos nocivos na saúde do homem. Mas, segundo pesquisa da Universidade de Rochester, 20 minutos de contato com a natureza por dia provocam bem-estar imediato, melhoram o humor e aliviam o estresse. Outro ponto do estudo foi que a natureza motiva a prática de esportes, o que impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida.

Está faltando criatividade? Tire uma folga e passe quatro dias imerso na natureza, longe dos equipamentos eletrônicos e da internet. Isso pode aumentar sua criatividade e a sua capacidade de resolver problemas em 50%. É o que sugere um estudo norte-americano.

E se o seu problema for alergias ou asma, corra para o parque ou dê um mergulho no mar. Pesquisadores finlandeses descobriram que as cidades muito urbanizadas e o pouco contato com a natureza deixam as pessoas mais predispostas a desenvolverem asma e alergias. Segundo o estudo, os micro-organismos presentes na natureza fortalecem o sistema imunológico contra as doenças inflamatórias crônicas e autoimunes.

Amor pela natureza

E por que será que a natureza oferece tantos benefícios para a saúde? De acordo com a biofilia, termo popularizado pelo biólogo americano Edward Wilson, em 1984, é porque amar tudo que é vivo está em nossos genes. Por isso que, sempre que entramos em contato com o que é da natureza, nos sentimos melhor.

O Japão é o país que concentra a maior parte das pesquisas sobre os efeitos da natureza na saúde do homem. Em Tóquio, por exemplo, as pessoas procuram lugares calmos, silenciosos, tranquilos e com ar puro para prevenir uma série de doenças. É o que eles chamam de medicina preventiva.

Combustível para a alma

Segundos os especialistas no assunto, a natureza nos dá vitalidade, ou seja, recarrega as baterias. Estudos mostram que 90% das pessoas que entram em contato com a natureza relatam aumento da energia. Sabe quando você procura uma xícara de café para ter mais disposição? O mesmo efeito pode ser obtido com uma caminhada em uma área verde, por exemplo.