Altas Habilidades e Superdotação

Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) caracteriza-se pela elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades. Evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas das atividades humanas incluindo as acadêmicas, demonstradas desde a infância. Tais áreas incluem, entre outras, as áreas intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes (Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva [PNEEPEI], 2008; Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013).

A avaliação sobre AHSD usualmente inclui a testagem por testes padronizados, aplicados por psicologo especialista na área de Neuropsicologia. Os testes padronizados permitem a comparação dos cores obtidos pelo individuo testado e a media esperada para população do pais, no mesmo gênero e faixa etária.

Contudo, sabemos que ha comorbidades entre AHSD e alguns transtornos mentais (por exemplo, TEA e TDAH) ou mesmo dificuldades comportamentais (por exemplo, intolerância a frustração e rigidez comportamental). Por isso, avaliações complementares de um psiquiatra da infância e adolescência e de um psicologo comportamental infantil com experiencia na área, fazem-se necessárias.

Assim, mais do que reconhecer ou quantificar o grau de inteligência do individuo, essa avaliação conjunta permite discutir com o paciente e seus familiares quais intervenções podem ser realizadas para contribuir com a autossatisfacao do paciente e com a redução de prejuízos e dificuldades que costumam ser comuns em indivíduos com AHSD.

Algumas consequências comuns das AHSD podem levar as crianças a encontrarem dificuldades em áreas da vida como social, escolar e familiar, necessitando de psicoterapia e/ou acompanhamento psiquiátrico. Algumas das características abaixo são bastante comuns em crianças e adolescentes com AHS:

  1. Aprende fácil e rapidamente.
  2. É original, imaginativo, criativo, não convencional.
  3. Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns.
  4. Pensa de forma incomum para resolver problemas.
  5. É persistente, independente, auto-direcionado (faz coisa sem que seja mandado).
  6. Persuasivo, é capaz de influenciar os outros.
  7. Mostra senso comum e pode não tolerar tolices.
  8. Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas.
  9. Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e a novos ambientes.
  10. É esperto ao fazer coisas com materiais comuns.
  11. Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.).
  12. Entende a importância da natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo etc.).
  13. Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente.
  14. Aprende facilmente novas línguas.
  15. Trabalhador independente.
  16. Tem bom julgamento, é lógico.
  17. É flexível e aberto.
  18. Versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica.
  19. Mostra sacadas e percepções incomuns.
  20. Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros.
  21. Apresenta excelente senso de humor.
  22. Resiste à rotina e à repetição.
  23. Expressa idéias e reações, freqüentemente de forma argumentativa.
  24. É sensível à verdade e à honra.

No caso de Alto Habilidosos Cognitivos, pode-se observar também:

  1. Vocabulário avançado
  2. Perfeccionismo
  3. Criticismo
  4. Alta contestação
  5. Não gostar de rotina
  6. Grande interesse por temas abordados por adultos
  7. Facilidade de expressão
  8. Desafiar professor e colegas
  9. Conseguir monopolizar atenção de professor e colegas
  10. Preferir geralmente trabalhar de forma individual