Acácia - Psicologia & Psiquiatria

Terapia Individual

A Terapia Analítico-Comportamental se baseia em uma produção científica de conhecimento sobre o comportamento (incluindo ações, sentimentos e pensamentos).

A sessão de terapia individual tem cerca de 60 minutos de duração. Além de analisar, a Terapia Analitico-Comportamental busca agir diretamente sobre o planejamento de mudanças que o paciente deseja implementar em sua vida. Alguns exemplos de mudanças que, em geral, são bastante desejáveis por qualquer pessoa são:
• lidar com sentimentos dolorosos, como medo, ansiedade, tristeza, solidão, fracasso, raiva etc.;
• ampliar a sua capacidade de expressar suas emoções, se colocar, e assim estabelecer ou melhorar seu relacionamento com o parceiro, os filhos, a família, os colegas de trabalho;
• lidar melhor com temas mais abstratos e subjetivos, como o envelhecimento, o tempo, a distância, os limites e dificuldades da vida, etc.

Você não precisa ter um problema pontual para procurar a Terapia Analítico-Comportamental, e nem mesmo precisa falar somente sobre problemas nas sessões. O autoconhecimento e o domínio sobre o curso da própria vida (autonomia) são objetivos desejáveis para qualquer indivíduo e portanto estar em terapia não é sinônimo de ter um transtorno mental. Muitas pessoas procuram terapia sem terem um problema específico para resolverem.

É importante que a decisão de procura seja do próprio paciente, e que ele possa se sentir à vontade com o terapeuta escolhido. Fazer terapia é estabelecer um horário da sua semana para cuidar de si, refletir e caminhar em direção aos seus valores e à sua auto realização.