Acácia - Psicologia & Psiquiatria

Treino Parental

O Treino Parental Comportamental é um dos métodos mais consagrados na área de Terapia Comportamental Infantil para auxiliar as crianças. Desde a década de 70, pesquisas têm sido conduzidas em centros e universidades de vários países do mundo, demonstrando que treinar os pais é o método mais eficaz para mudar o comportamento dos filhos. Por esse motivo, o Treino Parental é a principal forma de tratamento de crianças de um a oito anos de idade.

O formato do Treino Parental Comportamental realizado no consultório ACACIA Psicologia & Psiquiatria possui características que seguem o que há de mais avançado em termos de pesquisas na área, tendo sido trazido ao Brasil pela coordenadora da equipe de psicologia da clínica, Dra. Giovana Del Prette. As sessões de Treino Parental Comportamental propostas pela Dra. Giovana e sua equipe são realizadas com os pais e com a participação da criança e têm um número limitado, estruturado e bem definido de sessões.

Durante as sessões, são ensinadas habilidades para lidar com os comportamentos das crianças, para que possam ser implementadas em casa entre as sessões. Com a participação da criança, o Terapeuta Comportamental Infantil explica, discute e demonstra as habilidades com os pais, e depois treina os pais em sessão com a participação da criança. Entre uma sessão e outra, os pais aprendem a praticar as habilidades em exercícios diários em casa, e a transpô-las para o dia-a-dia e a rotina com a criança, num nível crescente de complexidade e de dificuldade.

O Treino Parental Comportamental pode ser realizado no tratamento de diversos transtornos da criança, como por exemplo: Transtorno Opositor-Desafiante (TOD), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Depressão, Transtorno de Conduta, Ansiedade, Fobia Social, Transtorno Bipolar, etc. Pode, ainda, ser uma forma dos pais aprenderem a lidar com os comportamentos dos filhos no dia-a-dia de forma mais efetiva e harmoniosa, mesmo que estes não tenham sido diagnosticados com algum transtorno específico.