Acácia - Psicologia & Psiquiatria

Treino Parental

O Treino Parental Comportamental é um dos métodos mais consagrados na área de Terapia Comportamental Infantil para auxiliar as crianças. Desde a década de 70 até os dias de hoje, centenas de pesquisas têm sido conduzidas em centros e universidades de vários países do mundo, demonstrando que treinar os pais é o método mais eficaz para mudar o comportamento dos filhos, considerado por isso o “tratamento padrão ouro”, dentre as alternativas não medicamentosas. Por esse motivo, o Treino Parental é a principal forma de tratamento de crianças de um a oito anos de idade.

O formato do Treino Parental Comportamental realizado no consultório ACACIA Psicologia & Psiquiatria possui características que seguem o que há de mais avançado em termos de pesquisas na área. As sessões de Treino Parental Comportamental propostas pela Dra. Giovana e sua equipe são realizadas com os pais e com a participação da criança e têm um número limitado, estruturado e bem definido de sessões.

Durante as sessões, são ensinadas habilidades para lidar com os comportamentos das crianças, para que possam ser implementadas em casa entre as sessões. Com a participação da criança, o Terapeuta Comportamental Infantil explica, discute e demonstra as habilidades com os pais, e depois treina os pais em sessão com a participação da criança. Entre uma sessão e outra, os pais aprendem a praticar as habilidades em exercícios diários em casa, e a transpô-las para o dia-a-dia e a rotina com a criança, num nível crescente de complexidade e de dificuldade.

O Treino Parental Comportamental pode ser realizado no tratamento de diversos transtornos da criança, como por exemplo: Transtorno Opositor-Desafiante (TOD), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Depressão, Transtorno de Conduta, Ansiedade, Fobia Social, Transtorno Bipolar, etc. Pode, ainda, ser uma forma dos pais aprenderem a lidar com os comportamentos dos filhos no dia-a-dia de forma mais efetiva e harmoniosa, mesmo que estes não tenham sido diagnosticados com algum transtorno específico.

O Treino Parental Comportamental, da forma como é aplicado em nosso consultório, é um tratamento que pode ser indicado para crianças que apresentam comportamentos como os listados a seguir:

. Tem dificuldades para tolerar frustrações;
. Reage mal ao ser contrariado;
. Não sabe ouvir “não”;
. As coisas precisam ser feitas “do jeito dele(a)”;
. É impulsivo(a), fala ou reage “sem pensar” ou repete os erros “mesmo sabendo das consequências”;
. Chora excessivamente ou se descontrola emocionalmente;
. É agitado(a), ansioso(a), não pára quieto ou está frequentemente “a mil por hora”;
. Tem medos e inseguranças desproporcionais para a situação e/ou para a idade;
. Tem dificuldades com a rotina diária, como a hora de acordar/ir dormir, a hora das refeições, as tarefas de casa e as obrigações;
. Tem problemas de comportamento ou dificuldades de socialização na escola;
. Tem dificuldades para se comportar de modo apropriado fora de casa, como em passeios, lugares públicos ou casa de amigos e parentes;
. Grita demais, faz birras, ignora ordens, só obedece “quando quer” ou procura fazer o oposto do que é solicitado;
. Discute e/ou briga muito com adultos ou com irmãos e outras crianças;
. É verbalmente e/ou fisicamente desrespeitoso(a) ou agressivo com outras pessoas ou com coisas;
. Omite e/ou mente
. É ressentido(a), manipulador(a) ou vingativo(a)