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Treinamento Parental Comportamental

SAIBA MAIS SOBRE TREINAMENTO PARENTAL COMPORTAMENTAL

O Treinamento Parental Comportamental é uma modalidade de atendimento eficaz para ensinar aos pais habilidades baseadas na Ciência do Comportamento para:

  • Promover mudanças de comportamento em seus filhos;
  • Auxiliar os filhos a lidar com sentimentos, situações e demandas difíceis;
  • Ensinar aos pais habilidades específicas para lidar com sintomas dos filhos relacionados a transtornos diversos, como: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor-Desafiante (TOD), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Depressão e Ansiedade.

O Treinamento Parental Comportamental é um dos métodos mais consagrados na área de Terapia Comportamental Infantil para auxiliar as crianças. Desde a década de 70 até os dias de hoje, centenas de pesquisas têm sido conduzidas em centros e universidades de vários países do mundo, demonstrando que treinar os pais é o método mais eficaz para mudar o comportamento dos filhos, considerado por isso o “tratamento padrão ouro”, dentre as alternativas não medicamentosas.

O Treinamento Parental Comportamental  possui características que seguem o que há de mais avançado em termos de pesquisas na área. As sessões de Treino Parental Comportamental são realizadas com os pais e com a participação da criança. Durante as sessões, são ensinadas aos pais habilidades baseadas em Ciência do Comportamento, e estas são implementadas em casa com o auxílio do terapeuta.

O Treino Parental Comportamental pode ser realizado no tratamento de diversos transtornos da criança. Pode, ainda, ser uma forma dos pais aprenderem a lidar com os comportamentos dos filhos no dia-a-dia de forma mais efetiva e harmoniosa, mesmo que estes não tenham sido diagnosticados com algum transtorno específico.

O Treino Parental Comportamental, é um tratamento que pode ser indicado para crianças que apresentam comportamentos como os listados a seguir:

  • Tem dificuldades para tolerar frustrações;
  • Reage mal ao ser contrariado;
  • Não sabe ouvir “não”;
  • As coisas precisam ser feitas “do jeito dele(a)”;
  • É impulsivo(a), fala ou reage “sem pensar” ou repete os erros “mesmo sabendo das consequências”;
  • Chora excessivamente ou se descontrola emocionalmente;
  • É agitado(a), ansioso(a), não pára quieto ou está frequentemente “a mil por hora”;
  • Tem medos e inseguranças desproporcionais para a situação e/ou para a idade;
  • Tem dificuldades com a rotina diária, como a hora de acordar/ir dormir, a hora das refeições, as tarefas de casa e as obrigações;
  • Tem problemas de comportamento ou dificuldades de socialização na escola;
  • Tem dificuldades para se comportar de modo apropriado fora de casa, como em passeios, lugares públicos ou casa de amigos e parentes;
  • Grita demais, faz birras, ignora ordens, só obedece “quando quer” ou procura fazer o oposto do que é solicitado;
  • Discute e/ou briga muito com adultos ou com irmãos e outras crianças;
  • É verbalmente e/ou fisicamente desrespeitoso(a) ou agressivo com outras pessoas ou com coisas;
  • Omite e/ou mente
  • É ressentido(a), manipulador(a) ou vingativo(a)