Acácia - Psicologia & Psiquiatria

Saiba como cumprir suas promessas de Ano Novo

E lá se vai 2015! O final do ano se aproxima e com ele o inevitável “balanço geral”. É comum nesta época as pessoas refletirem sobre os desafios, as conquistas, o que foi bom e o que não merece nem ser lembrado. Depois dessa análise, são feitas as famosas promessas ou resoluções para o ano que se aproxima.

Mas, nesse balanço, o que é comum acontecer é perceber que quase tudo ou tudo que foi prometido não saiu do papel. Emagrecer, parar de fumar, arrumar as finanças, encontrar um novo amor. Parece que tudo virou fumaça como os fogos de artifício que celebram a chegada de mais um ano.

A hora da verdade

Promessas feitas e não cumpridas são problemas comuns, portanto não se sinta mal ou culpado se isso aconteceu com você. Que tal trocar o termo “fracasso” pela palavra “feedback”? Com isso, será mais fácil você analisar o que deu errado com sua resolução de ano-novo e o que você precisa fazer para ter sucesso em 2016.

 

A vida é feita de escolhas

Muitas promessas feitas no final de ano estão relacionadas com mudanças de comportamento. Isso requer muita força de vontade e comprometimento. Exige ainda que você saia da zona de conforto, ou seja, aquela comodidade aparente de que é melhor ficar como está, pois você já conhece e sabe como funciona.

Mas a vida é feita de escolhas, então se você quer realmente mudar algo nela, é preciso se movimentar, escolher, fazer acontecer. Lembre-se que qualquer escolha é melhor que não ter nenhuma. É importante notar que todos nós nascemos com os mesmos recursos, porém não usamos da mesma maneira. Com certeza, você conhece pessoas altamente realizadoras, que cumprem suas metas e são bem-sucedidas. Provavelmente, o comportamento delas está relacionado com coragem, ousadia e muita determinação. Este tipo de pessoa jamais fica na zona de conforto, elas sempre sabem onde querem chegar e como vão fazer isso.

Autoconhecimento: a ponte para o sucesso

Um dos segredos das pessoas realizadoras é o autoconhecimento. O quanto você se conhece? Muito? Pouco? A maior parte das pessoas acredita que se conhece, mas na verdade se conhece muito pouco. Ou seja, sem o autoconhecimento, como você pretende desenvolver suas habilidades, lutar para realizar seus sonhos e cumprir suas metas? Portanto, a dica é começar o processo de resoluções de ano-novo dentro de você.

A vida moderna, principalmente nos grandes centros, é agitada, corrida, sendo a alegação da falta de tempo unânime entre as pessoas. Entretanto, meditar sobre a vida é tão saudável quanto praticar uma atividade física. O que você está fazendo? Você gosta do que faz? Quais são seus sonhos? Por que está triste? Por que está comendo mais do que deveria?

Não use a falta de tempo como desculpa. Aproveite o trânsito, a hora do banho, a caminhada, qualquer momento em que você esteja sozinho e pense sobre a sua vida e suas atitudes. É muito difícil mesmo mudar comportamentos, quando a busca está sempre no exterior. É preciso deixar o que está dentro de você lhe dizer o que é necessário mudar, só assim será um processo efetivo.

Programa-se para o sucesso

Depois de refletir e pensar sobre a sua vida e suas escolhas, você estará pronto para fazer uma lista de resoluções para 2016. Esse é o segundo passo para a conscientização da necessidade de mudança. Pense nessa lista como um verdadeiro plano, no qual você vai inserir táticas e estratégias de como chegar lá.

Colocar no papel aumenta o foco da atenção e dá importância as suas metas. Quando estiver escrevendo sua lista, seja realista e só coloque metas que dependam, única e exclusivamente, de você. Avalie o que realmente você precisa e lhe será útil. Defina prazos e acompanhe os resultados. Se for preciso, refaça as promessas, reescreva o plano e siga em frente.

 

Como traçar e cumprir uma meta em 10 passos

Existem inúmeras maneiras de traçar metas. Você pode criar a sua ou seguir o modelo abaixo. O importante é acompanhar seu progresso e checar, semanalmente ou a cada 15 dias, como você está indo. Se for preciso, recalcule a rota e comece de novo. Ao chegar ao final do ano de 2016, faça uma nova avaliação do que deu certo e do que deu errado. Assim você conseguirá acompanhar a sua evolução e aprender com as suas falhas.

1-    O que você quer e que só depende de você, qual é o seu objetivo?

2-    O que você precisa para atingir seu objetivo? Liste os recursos, incluindo os internos, o que você já tem e o que você precisa.

3-    Quando você quer atingir seu objetivo?

4-    Sabe de alguém que tenha conseguido isso e possa ser seu modelo?

5-    O que você ganha, o que você perde e o que você mantém ao atingir seu objetivo?

6-    Qual será seu primeiro passo para realizar seu objetivo? Liste todos os passos que você dará até atingir seu objetivo.

7-    Quais serão os indicadores que você está no caminho certo?

8-    De que outras maneiras você pode conseguir seu objetivo?

9-    Como você vai saber que já conseguiu atingir seu objetivo?

10- Feche os olhos e imagine como você se sentirá ao atingir seu objetivo. Anote as sensações, incluindo emoções, cheiros, cores, sons, etc.

Para viver a vida que desejamos precisamos saber o que desejamos. Você já parou para pensar que o mundo é como um espelho e devolve para cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e atos? A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando você muda!

______________________________________________________________________________________

O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais empreenda qualquer tipo de tratamento ou se automedique sem a orientação de um especialista.